sexta-feira, 3 de agosto de 2018

O PROFESSOR IDEAL

Cada professor tem um método de ensino, define as estratégias que considera melhores para consolidar conhecimentos, tem a sua pedagogia e uma forma própria de se relacionar com os alunos.
Cada professor tem os seus conteúdos preferidos, domina melhor ou pior alguns conhecimentos científicos, é especialista em alguma matéria.
Cada professor tem uma personalidade própria, uma vida para além da escola, vivências que condicionam a formacomo se sente e age em cada dia.

Mas, para mim, há algumas características que deveriam ser comuns a todos os professores, um perfil ideal capaz de fazer com que todos os alunos gostassem da escola e se empenhassem verdadeiramente nas aprendizagens.




Mesmo assim, todos os alunos, para além de precisarem de bons professores para um percurso escolar repleto de sucessos, também precisam de pais participativos, equilibrados, coerentes e disponíveis, que deem as mãos aos professores dos seus filhos.

4 comentários :

  1. Cada professor(a) é único(a)! Um bom professor fará parte integrante da vida dos seus alunos, mesmo após a escola!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente!
    Mas também é verdade que um professor que é colocado muito longe da área de residência e da família, não terá a mesma motivação que outra que esteja perto. E isso para para os alunos, infelizmente!

    Tive professores espectaculares durante o meu percurso académico! Tive dois ou três professores muito maus, que envergonhavam o resto da classe.

    Ainda tenho contacto com a minha professora da primária, mesmo 21 anos depois de ela me ter dado aulas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida.
      Concordo contigo e parte dos colegas desmotivados estão numa situação de má colocação. Acho que não deve ser muito fácil manter o perfil quando se está longe da familia, porque somos humanos e precisamos de estabilidade fora da escola. Mas também os há que se acomodaram apenas e, por vezes, até estão há anos colocados à porta de casa. E outros há que, por mais que queiram, não têm mesmo perfil.
      Beijocas e obrigada por estares aí

      Eliminar