quinta-feira, 20 de julho de 2017

ACABAR COM A PROCRASTINAÇÃO?

Foi há poucos anos que conheci a palavra procrastinação, apesar de contactar com muita gente a quem a mesma se aplicava. Pessoas essas que deixavam tudo «para amanhã», que ficavam apáticas e passivas perante o que tinham para fazer, que não deitavam logo «mãos à obra» e deixavam tudo para o fim do prazo.
Na altura, essas pessoas irritavam-me um bocado. Admito, confesso! Não conseguia percebê-las. Eu não era capaz de fazer nada sobre pressão nem de lidar com a ansiedade de ter algo por fazer. Por isso, não compreendia. Aceitava (óbvio!), mas não compreendia. No passado!!!!
Hoje em dia vejo-me a fazer o mesmo. Aliás, nos 2/3 últimos anos conheço intimamente a palavra procrastinação, lido com ela no meu dia a dia, luto com ela em batalhas muitas vezes invencíveis e sempre exaustivas.
Não sou assim. Mas tenho sido. (E muito me custa admitir, acreditem!)
Nem tem sido só no quotidiano que o sinto. Mesmo na gestão do tempo livre, das férias, dos fins de semana. Sempre fui de organizar saídas, de ter ideias, procurar opções... Nunca fui de ficar parada e sempre aproveitem bem o tempo e todas as oportunidade.
No entanto, tenho andado (quase que) preguiçosa, mole, com pouca iniciativa e proatividade. E não quero. Quero voltar a mim mesma. E vou conseguir!

Sei que estão intrínsecas em mim as capacidades de organização e de gestão do tempo.
No entanto, é sempre bom ler algumas dicas sobre autodisciplina, pelo menos para organizar o pensamento.
Penso que as ideias da coach Susana Torres poderão ajudar-me um pouco. Li o seu artigo e resumi-as para aqui colocar. (Pode ser que alguém precise também!)



«COMO TE TORNARES DISCIPLINADO EM 3 PASSOS»

1.º PASSO - Conectar-nos emocionalmente com os nossos sonhos e objetivos, todos os dias, lembrando-nos da sua importância e prevendo como nos sentiremos quando os alcançarmos.

Exercício: todos os dias, ao acordar, visualizar-nos no futuro a alcançar o objetivo,
imaginando o que sentimos, ouvimos, cheiramos...

2.º PASSO - Focar-nos no que temos para fazer, priorizar os objetivos, fazê-los em primeiro lugar e sem ceder a outras tarefas, solicitações ou distrações.

3.º PASSO - Agendar a tarefas, anotando-as e definindo (e cumprindo) um horário para as fazer.

NO FIM...

Sem comentários :

Enviar um comentário