domingo, 10 de abril de 2016

"UMA NOITE COM ANDRÉ BRUN"

André Brun, escritor e humorista português de ascendência francesa, nascido no final do século XIX, foi um autor de renome no mundo do teatro cómico e de revista.
Dedicando-se à escrita de obras literárias para teatro, de contos e de crónicas humorísticas, demonstrou um reconhecido sentido de humor e centrou-se bastante nos aspetos corriqueiros do quotidiano banal da pequena burguesia lisboeta do início do século XX.
Autor de "A Maluquinha de Arroios", André Brun foi um dos sócios fundadores da Sociedade Portuguesa de Autores e deixou uma importante marca no mundo do teatro cómico português.

E porque escrevo hoje sobre este escritor?
Porque no sábado (dia 26 de março) assisti a duas das suas pequenas peças e simplesmente as adorei.



"O Cavalheiro Respeitável" e "O Criado do Tavares" são duas histórias teatrais que constituem "Uma Noite com André Brun", uma peça de homenagem ao escritor que está em cena no Teatro de Ensaio do Barreiro (TEB), com encenação de Graciano Simões e com um elenco de oito atores da companhia.
Eu fui assistir a esta peça a convite do próprio grupo e foi com muito orgulho que o fiz, tentando também dar o meu contributo para o teatro amador do meu distrito, ajudando na partilha do bom trabalho realizado.

As duas peças são maravilhosamente cómicas e descontraídas, proporcionando-nos uma hora de gargalhadas e de boa disposição, numa sala de espetáculo (quase) familiar e com um ambiente igualmente descontraído e de cumplicidade entre toda a equipa.
Os atores deram o melhor de si em cima do palco e representaram o seu papel de uma forma muito natural e espontânea, dando vida própria e alegria às personagens, muitos deles com excelente qualidade de representação.
Os cenários, adereços e guarda-roupa foram muito bem escolhidos e criaram um ambiente bem característico da época, valorizando bastante as peças e o ambiente em palco.
A coesão e simpatia de toda a equipa foi notória antes, durante e após o espetáculo.






O Teatro de Ensaio do Barreiro foi criado em 1962 e tem como missão "fazer teatro e levar o sonhos as todas as gerações". O seu elenco é composto por atores amadores que fazem teatro por paixão e desde sempre que tem o seu fundador Graciano Joaquim de Almeida Simões como encenador.
 
Como convidada do TEB fui muito bem recebida e acarinhada, tendo tido oportunidade de conversar com o encenador e alguns elementos da equipa, o que me levou a simpatizar ainda mais com tudo o que envolve esta companhia de teatro.
Por tudo isto e porque "Uma Noite com André Brun" é mesmo uma peça que vale a pena conhecer, ficaria muito feliz se marcassem já o vosso lugar para uma das sessões do próximo fim de semana e que divulgassem junto de amigos e familiares este maravilhoso trabalho.





Sem comentários :

Enviar um comentário