quarta-feira, 20 de abril de 2016

"PERCURSOS DE INSANIDADE", DE LÚCIA JOSÉ GOMES

Li-o num ápice e não foi por ter apenas cerca de 120 páginas. Li-o assim porque é realmente bom e nos prende à história, sem dela conseguirmos fugir.

"Percursos de Insanidade", da talentosa escritora Lúcia José Gomes, é daquelas apostas da Chiado Editora que vale mesmo a pena conhecer. É um livro de qualidade, com uma história penetrante, contada numa escrita cativante e fluída. É um desafio ao pensamento, sem sair da mesma história, uma reflexão sobre as nossas crises depressivas. Será que somos nós que permitimos que elas apareçam e se instalem? Será um forma de castigo por não seguirmos os nossos sonhos, enfrentarmos os nossos medos e amar o nosso "eu" intensamente?

Este livro traz-nos a história de vida (e de amores) de Maria Teresa, uma mulher como outra qualquer, um ser humano que, como todos nós, precisa de ser feliz.

Maria Teresa nasceu numa família tempestuosa, com experiências de infelicidade e percursos atribulados.
Nada parecia correr bem com os seus ascendentes, surgindo histórias que marcam vidas e deixam cicatrizes para sempre.
No entanto, Maria Teresa transforma-se numa mulher interessante e realizada profissionalmente.
As relações humanas que vai tecendo é que não são tão boas assim e isso revela-se nas paixões que vai tendo, nos amores que vai aceitando e na forma como recebe um homem numa "união para sempre".
Paulo é esse homem e vai ter uma influência decisiva na vida de Maria Teresa.
E nós ficamos a conhecer esta relação intensa e marcante e a questionar-nos sobre as razões que nos levam a lutar ou desistir da vida e da felicidade.

Como já referi no início, eu gostei imenso deste livro e recomendo vivamente a sua leitura.
É um romance com conteúdo que, de forma bem estruturada, realista e enquadrada, também aborda temas como a violência doméstica (física e psicológica), as drogas, o álcool, as doenças psiquiátricas e os estilos de vida.
Tenho de agradecer à escritora Lúcia José Gomes e à Chiado Editora por me oferecerem esta obra e por confiarem na minha opinião e divulgação da mesma.

Sem comentários :

Enviar um comentário