quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"A LENDA DO CROCODILO" - LENDA DE TIMOR

Ando a ler o livro "Na Fronteira de Timor" e foi por lá que descobri a lenda que "conta" as origens desta ilha e o porquê da sua forma geográfica.
Não a conhecia, por isso fiquei muito interessada e decidi reescrevê-la para partilhar com todos.
Penso que é muito importante não só não se perderem estas histórias, como também partilhá-las com quem está ao nosso lado, para que se mantenham anos e anos na mente do povo.

A LENDA DO CROCODILO

Há muitos e muitos anos atrás, em Celebes, uma ilha da Indonésia, vivia um velho crocodilo que já não tinha força nem velocidade para caçar peixes e, por isso, estava quase a morrer à fome.
Um dia, resolveu ir para terra e procurar por lá algum animal que pudesse saciar a sua fome. Andou por ali conforme conseguiu, mas nada encontrou. Cansado e desesperado, resolveu parar à beira do rio, para recuperar forças.
Enquanto o crocodilo descansava ao sol, passou por ele um rapazinho robusto e forte que teve pena e se ofereceu para o ajudar, pegando na sua cauda e arrastando-o de volta para a água.
O animal, reconhecendo a preciosa ajuda do rapaz, quis recompensá-lo e ofereceu-se para o levar à costas a navegar pelo rio e pelo mar sempre que assim o desejasse. O rapaz aceitou a oferta e juntos começaram a fazer grandes passeios e viagens, crescendo a amizade entre os dois.

Certo dia, quando a fome voltou a apertar demasiado, os instintos do animal começaram a parecer mais fortes do que a amizade e o crocodilo pensou que comer o rapaz seria a sua salvação. No entanto, antes de tomar a decisão definitiva, o crocodilo resolveu pedir a opinião dos outros animais. Todos se mostraram indignados e contra o réptil, dizendo que ele estava a ser muito ingrato com o rapaz que o tinha salvo num momento de dificuldades. 
O crocodilo, envergonhado e com muitos remorsos por ter pensado naquela solução, decidiu fugir para bem longe dali e recomeçar a vida num local onde ninguém o conhecesse. Sendo o rapaz o seu melhor amigo, pediu-lhe que fosse com ele e deixou-o guiá-lo pelo mar fora, numa longa e belíssima viagem. 
Quando já andavam no mar há muito tempo, o crocodilo começou a sentir-se muito cansado e resolveram parar para ele descansar. Inesperadamente, o seu corpo começou a crescer e a transformar-se em pedra e terra, até que ficou do tamanho de uma ilha, da qual o rapaz passou a ser o primeiro habitante.
E assim nasceu a ilha de Timor, cuja forma parece mesmo um crocodilo a nadar.



Sem comentários :

Enviar um comentário