domingo, 29 de novembro de 2015

CONHECENDO A "COLOR ZEN" DA PUZ E A APP "LAYAR"

Foi em outubro que recebi a inha primeira "COLOR ZEN", a revista de pinturas anti-stress da PUZ e está quase, quase a sair o próximo número, nas bancas a partir de 1 de dezembro.
Podia pensar que se tratava apenas de mais uma revista do género, mas a verdade é que fui agradavelmente surpreendida assim que comecei a folheá-la.





O exemplar que recebi, o n.º3 (respondente aos meses de outubro e novembro), traz belíssimas ilustrações de elementos naturais, mandalas, construções, objetos, criaturas fantásticas e padrões, numa harmonia de linhas e traços que poderão ser coloridas a lápis de cor, canetas de feltro, aguarelas ou lápis de cera.
Gostei especialmente de algumas, que comecei logo a colorir com os filhotes, deixando-me contagiar pelo ambiente tranquilo que conseguimos criar à volta da revista de tamanho A4.



 

 

Para além de todas as excelentes características desta revista bimestral (que custa 2,99€ e tem 32 páginas para colorir, conheci neste número uma experiência de "realidade aumentada" que não conhecia de todo, possível graças à instalação de uma simples app de telemóvel: a layar.

Usando esta aplicação, só temos de fazer um scan da imagem assinalada e esperar sermos surpreendidos pelo que nos vai aparecer no ecran. Eu e a Matilde experimentámos antes de pintar e acho que foi a melhor opção, pois a imagem apareceu colorida e sentimo-nos logo motivadas a usar as nossas cores e, no fim, comparar os resultados.


SIGAM no FACEBOOK e no INSTAGRAM 
e partilhem as ilustrações que pintam com #ColorZen.


Gostaria ainda de referir que a PUZ também fez chegar a Portugal o DOODLE INVASIO, um livro de Zifflin e Kerby Rosanes (um dos mais famosos ilustradores mundiais), com belíssimos desenhos originais e exclusivos, caracterizados por linhas caprichadas, padrões, personagens e pequenos elementos combinados para criar composições complexas e inspiradoras. É um livro de tamanho A4, com 106 páginas e em papel de alta qualidade.

sábado, 28 de novembro de 2015

PASSATEMPO DE NOVEMBRO 2

PASSATEMPO "NEM TUDO O QUE LUZ É OURO" 
De 28/11 às 23h59 de 15/12

https://www.facebook.com/blogfacesdemarisa/photos/a.367917776644645.1073741829.367650316671391/641494932620260/?type=3&theater



PRÉMIOS:
- 1 exemplar do livro "Os Banqueiros de Deus", oferta da "Self Desenvolvimento Pessoal Editora"
- 1 relógio com brilhantes, oferta da "Novelos de Sonhos Bijuteria"



REGRAS OBRIGATÓRIAS:
- Ser seguidor de "Faces de Marisa" no facebook;

- Ser seguidor de "Self Desenvolvimento Pessoal Editora"
- Ser seguidor de "Novelos de Sonho Bijuteria";

- Partilhar publicamente esta imagem do passatempo, identificando 3 amigos;
- Comentar a imagem com a frase "Participação Facebook".

Podem participar 1 vez por dia, desde que cumpram todos os requisitos. A cada participação corresponderá 1 número.

Podem ainda ganhar mais 1 participação extra, por cada seguinte requisito preenchido:

EXTRAS:
- Ser seguidor do blogue no Instagram;

- Ser seguidor do blogue no Bloglovin;

- Ser seguidor do blogue no Google.

Para isso, têm de comentar a imagem com o vosso nome de seguidor em cada um dos extras.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

LIVROS QUE AJUDAM A GERIR EMOÇÕES DAS CRIANÇA

Há pouco tempo recebi um e-mail da chancela Booksmile, da editora 20|20, com novidades fantásticas que tenho de partilhar com quem me segue.

Como toda a gente deve saber, eu adoro crianças e trabalho com miúdos dos 6 aos 10 anos.
Uma das atividades que mais gosto de fazer com miúdos é ler livros. Gosto imenso de lhes dar relevo, de enaltecer as palavras dos autores, de mostrar as ilustrações e de trabalhar as histórias a vários níveis e em diferentes áreas. Posso mesmo dizer que é o trabalho escolar que mais me dá prazer.

Por isso, considero a nova "Coleção Emoções" um excelente elemento de trabalho e de lazer a usar com as todas as crianças, até porque é uma área pouco documentada ao nível da literatura infantil e que tem forte relevo na formação dos miúdos.

Assim, venho aqui mostrar 3 novos e fantásticos livros escritos pela psicóloga Rita Castanheira Alves e ilustrados por Carla Nazareth.


O Filipe gosta de correr, de dar cambalhotas e de ajudar o pai a fazer bolos. Como tantos outros meninos, ele sabe que fica irritado quando joga à bola e perde e que se sente triste quando alguém chora num filme. O que o Filipe ainda não percebeu é aquilo que o pode fazer FELIZ!


A Maria adora a escola, os dias de festa e cantar as suas canções favoritas. Desenha com a mão esquerda, sempre com lápis de cera e adora tomar banho na banheira cheia de água. Mas a Maria tem um problema. Um problema que aparece todas as noites... Na hora de dormir, lá vem ele: O MEDO!


O Zé é um miúdo baixinho e animado. Gosta de comer cereais de muitas cores ao pequeno-almoço e de fazer torres com as peças de madeira para depois as destruir. Mas o Zé tem um problema. Sempre que a Alice, a sua irmã gémea traquinas, faz um disparate, ele transforma-se no: ZÉ ZANGADO!

Não vos parece uma coleção deliciosa?
EU QUERO!!!!! (lol)

"O PROTAGONISTA", COM O PALCO13

 

Na quarta-feira assisti pela primeira vez a uma peça do grupo PALCO 13 e fiquei verdadeiramente encantada com tudo: a qualidade e profissionalismo do elenco, a criatividade dos cenários e adereços, a relação próxima com o público, a profundidade do texto, o humor e dinamismo da encenação.

Assisti à peça "O PROTAGONISTA", da autoria de Luís Lobão, no Auditório Fernando Lopes-Graça, em Cascais, num ambiente fantástico de tranquilidade e boa disposição, que se coadunou com a peça excelentemente encenada e interpretada.

Ao entrar no auditório, deparei-me logo com um início de espetáculo diferente e envolvente: o cenário estava montado no centro, com as bancadas à volta do mesmo, e os atores estavam em "palco", circulando de um lado para outro, interpretando já o seu papel. Faziam "de conta" que eram atores e estavam nos bastidores de um teatro, preparando-se para entrar em cena. Esta primeira abordagem suscitou logo em mim imensa curiosidade e vontade de assistir à peça.
O público encheu a sala e, a uma quarta-feira à noite, a lotação estava esgotada, o que só por si já mostra o valor da companhia de teatro e das suas peças, bem como a fidelidade do seu público.

A peça tinha "Dom Quixote" como pano de fundo, sendo a história contada (quase que) em dois planos diferentes. Os atores entravam e saiam de cena, como nuns verdadeiros bastidores, sendo que apenas os figurantes e alguns dos personagens se mantinha no "nosso" palco, aqueles que tinham texto para interpretar. Um dos figurantes, uma figura caricata e intelectualmente distinta, tem como sonho se tornar protagonista numa peça e acaba por ser a figura principal, à volta de qual se desenrola todo o argumento.

Gostei imenso da peça, que teve momentos distintos, despertando em mim diferentes sensações. Emocionei-me com algumas partes e com a interpretação magnífica de alguns atores, ri imenso com o texto, que, sem se tornar brejeiro, incluiu piadas e trocadilhos de provocar gargalhadas bem grandes, encantei-me com todos os elementos do cenário e com o guarda-roupa, muito adequados ao argumento e a cada ator e, à medida que a peça foi decorrendo, deixei-me surpreender com o desenrolar da mesma.

Esta peça, para além de alguns atores do elenco residente, contou ainda com a participação de Custódia Gallego, Luís Barros, Sara Matos, Tiago Retrê, Catarina Lopes, Coio Só, Diogo Fialho e Inês Cunha

"O Protagonista" é mesmo uma peça fantástica, que merece os maiores aplausos de pé.
Em mim, a companhia de teatro ganhou uma nova fã e contarei fazer parte do público que acompanha as suas apresentações.


       

 


Gostaria ainda de referir que esta companhia de teatro em 5 anos de atividade regular, já apresentou 15 textos em várias versões, criando um novo conceito de teatro. É definitivamente uma companhia que marca a diferença e que conseguiu uma nova corrente de público, orientando a sua atividade com recurso a jovens talentos e a artista conceituados do teatro (e televisão) do nosso país, com propostas para todos os escalões etários, procurando fazer da ida ao teatro uma prática regular.

A PALCO 13 tem um elenco maravilhoso. O encenador, Marco Medeiros, conta com Maria João Afonso como dramaturgista/tradutora (com que estabeleci contactos regulares nesta parceria) e com Alfredo Matos como fotógrafo e do elenco residente de atores fazem parte Alexandre Carvalho, Diogo Mesquita, David Ferreira, Maria Camões, Gonçalo Carvalho, Leonor Biscaia, Rita Tristão da Silva, Luís Lobão, Gláucia Noémi e Romeu Vala. Para além destes, tal como aconteceu na peça a que assisti, as peças da companhia têm sempre outros atores convidados.

O PROTAGONISTA
TEASER "O PROTAGONISTA"
Publicado por Palco13 em Domingo, 1 de Novembro de 2015

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

UMA CONVERSA DE LUZ COM MARINE ANTUNES

Ontem fui a uma palestra espetacular com a escritora Marine Antunes, autora do livro  "Cancro com Humor".
Depois de um pequeno-almoço reconfortante em casa dos meus pai, coisa rara e especial, ouvir a Marine Antunes foi algo ao mesmo tempo inspirador e consolador.
Marine tem uma luz, tem um arco-íris que encanta, que transparece, que ilumina, que dá força nas gargalhadas, nas piadas, nos sorrisos, no brilho do olhar, no mexer constantemente no cabelo, na irreverência e ao mesmo tempo quietude de menina-mulher que tem tanto para oferecer. Ela é um ser luminoso, mesmo!
É uma princesa num reino que precisa de ser melhor governado, num reino de todas as cores, mas onde predominam os cinzentos, os negros, os roxos, os castanhos... cores tristes, quase de inverno. E Marine é uma dama, uma duquesa ou uma condessa próxima do palácio, mas que precisa que lhe deem o trono, para poder pintar o reino noutros tons, mais claros e luzidios.
Marine tem nas mãos o poder de mudar esse reino, mesmo sem ser rainha, sem ser da realeza.
Ela é um ser especial que muda quem está à sua volta, que a ouve falar, que se deixa iluminar, quem vê não só com os olhos mas com a alma. E eu estava de alma tão aberta, de canal de energia tão escancarado durante a palestra que me senti imediatamente recarregada.
Costumo dizer que tenho um garrafão de 6 litros de paciência. E achava ter uma garrafa de 33 cl de luz. mas Marine encheu-a tanto que transbordou e acabei por perceber que também eu tenho um garrafão de luz e cor. Senti que tinha de procurar todos os outros garrafões em mim, que não são mais do que as nossas qualidades especiais, aquelas que marcam a diferença e que temos a obrigação de usar e de com elas contagiar quem está à nossa volta.
Segundo me disse, de uma maneira emocionante, no final da palestra, depois de um abraço apertado, sincero e energético, Marine também conseguiu ver em mim uma luz poderosa. E isto, dito por ela, com um olhar brilhante, teve um impacto único e especial em mim, ao ponto de me ajudar acreditar mais naquilo que sou para além das fraquezas.
Obrigada, princesa Marine, de coração, pela tua luz!!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

MARATONA LITERÁRIA DE NATAL

Num mês dedicado ao Natal, gostaria de juntar os meus seguidores numa atividade com livros: uma maratona literária.
Isto quer dizer que vamos LER MUITO durante o mês de dezembro e partilhar as nossas leituras no evento, que estará disponível na página de facebook e que anunciarei aqui no blogue (na barra lateral da direita).
 

Além disso, vou oferecer um prémio aos leitores mais dedicados.

E como participar?
- Fazer inscrição, aderindo ao EVENTO e deixando uma mensagem a mostrar interesse.
- Escolher alguns livros que gostaria de ler durante o mês.
- Ler muito durante o evento e partilhar semanalmente o número de páginas que leram.
- Participar em pequenos desafios surpresa que vou colocando aqui no evento.

Como ganhar pontos?

- À quinta-feira, comentar o post "CONTAR PÁGINAS" com as leituras feitas durante a semana. VALE 10 PONTOS por semana
- Responder aos desafios que coloco no evento. VALE entre 3 e 7 PONTOS cada participação.
- Convidar amigos a aderir à maratona. Cada amigo VALE 3 PONTOS (desde que este se inscreva também na maratona e deixe na inscrição o nome de quem o convidou).

Semanalmente, à sexta-feira, deixo no evento os resultados parciais, referindo quantos pontos tem cada participante.

Vamos aderir?


https://www.facebook.com/events/181632125518482/

domingo, 22 de novembro de 2015

NA COZINHA COM A MATILDE: "FATIAS DOURADAS"

Num domingo de frio e chuva, como o de hoje, sabe bem ficar em casa, quentinhos e de roupa prática (ou mesmo de pijama), no aconchego da família e desligar da vida agitada, dos deveres e rotinas.
Sabe tão bem só fazer o que nos apetece... Ou simplesmente não fazer nada!

O nosso dia foi um pouco assim, mesmo para descontrair e recuperar energias para mais uma semana. Dormimos até tarde, molengámos no sofá, lemos, jogámos, passeámos a pé na aldeia, ouvimos música, vimos vídeos e televisão... E, para o lanche, tivemos direito a algo especial, feito pela Matilde: "Fatias Douradas".

Estar a ver a filhota empenhada na cozinha deixou-me verdadeiramente feliz e orgulhosa. Como está crescida a minha princesinha!! E que boa estava a sua receita, que aprendeu com gosto e satisfação com a avó Mila.
A verdade é que fiquei com muita vontade de repetir o dueto na cozinha e combinámos que o domingo vai passar a ter sempre um momento só nosso de roda de tachos, panelas ou frigideiras. Doces, salgados ou aperitivos, serão escolhidos e confecionados pela minha Matilde, que me usará como "sopeira". LOL

FATIAS DOURADAS
(também conhecidas por "Fatias de Ovo" ou "Rabanadas")

Ingredientes (para 16 fatias triangulares):
- 8 fatias de pão de forma
- leite (+/- 500 ml)
- 5 ovos
- óleo q.b.
- açúcar e canela (a gosto) 

Modo de confecionar: 

- Cortar ao meio as fatias de pão de forma, para obter 2 triângulos;


- Colocar leite numa tigela, passar as fatias pelo leite, de um lado e de outro, procurando não ensopar e pousá-las sobre um pano ou papel absorvente;


- Aquecer o óleo numa frigideira;

- Deitar os ovos numa tigela, batendo bem até a mistura ficar homogénea;


- Passar as fatias pelo ovo e fritar até ficarem douradas de um lado e de outro;
 

 - Misturar o açúcar e a canela numa tigela e passar a fatia ainda quente pela mistura.


Ficaram mesmo lindas e saborosas!!
Boa, Matilde!!

sábado, 21 de novembro de 2015

PARA OS HOMENS, A REVISTA BUZZ MAG

Hoje apetece-me escrever um post mais dedicado aos homens. Mas não é para todos... apenas para os que gostam de ler revistas (das próprias para o sexo masculino).

Foi há poucos dias que conheci a "Buzz Mag Portugal" e ainda não a vi em formato de papel, mas o que conheci na internet fez com que me desse vontade de a apresentar aos (pouco?) homens que consultam este meu cantinho.

A Buzz Mag é uma revista semanal que pretende abordar todos os assuntos que agradam ao universo masculino, como desporto, motores, cinema, moda, redes sociais e humor. Claro que não ficaria completa sem muitas fotografias e reportagens com mulheres bonitas, mas os seus colaboradores apostam forte no bom humor e na diversidade.
A revista chegou às bancas em Portugal no dia 22 de outubro, com o preço promocional de 1,99 euros e uma tiragem de 20 mil exemplares, tendo saído para o mercado 3 edições.

A 4.ª edição, que saiu na passada semana, estreia a revista no formato digital, sendo colocada ao dispor de todos exclusivamente para download de forma gratuita.

Que tal dar uma espreitadela?

 

 

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

UM DESFILE MUITO ESPECIAL NO APPACDM DE SETÚBAL

Parece quase mentira mas já fez hoje uma semana que tive uma tarde fantástica na companhia de crianças e jovens encantadores que transformaram o meu dia (por dentro) cinzento num arco-íris de emoções positivas.

Foi numa festa do APPACDM de Setúbal que tudo aconteceu. O convite surgiu inesperado, abrindo caminho para momentos que encheram a minha alma e alimentaram o meu espírito. Fui com a minha cunhada Maria e a minha filhota Matilde, que também se mostraram (como de costume) uma ótima companhia.
O ambiente era de alegria e contagiou-me de imediato.
As pessoas, atarefadas mas disponíveis, mostravam simpatia e amabilidade, numa cumplicidade de comunidade educativa unida e empenhada.
O espaço da Quinta da Serralheira apresentava-se muito bem estimado, acolhedor e cheio de sinais de que ali se trabalha com e para os alunos. E como gostei de ver todos os cantos e paredes recheados de trabalhos expressivos dos alunos!

Depois de explorar a escola e falar com miúdos e graúdos entusiasmados, fomos para o ginásio, onde tudo estava a postos para a grandioso "Desfile de Chapéus Ecológicos".


O desfile foi organizado por toda a equipa do APPACDM como forma de comemorar terem recebido mais uma bandeira de "ECO-ESCOLA", referente ao trabalho realizado pela instituição, no ano letivo passado, no âmbito deste programa internacional (desenvolvido em Portugal pela ABAE).

A apresentar brilhantemente toda a festa estiveram duas personagens bem conhecidas da TV: Cristina Ferreira e Manuel Luís Gocha. (Que é como quem diz, duas professoras da instituição muito bem caricaturando os apresentadores.)


Estes magníficos apresentadores dinamizaram a festa com muita graça e boa disposição, chamando a desfilar cada uma das salas da instituição, promovendo "jogos de casa" para "dar dinheiro" aos espectadores e entrevistando modelos, estilistas e outras personagens que foram entrando e saindo de cena.

Todos os chapéus presentes no desfile foram construídos pelos alunos com materiais recicláveis, tendo a ajuda dos seus professores e auxiliares. Por isso mesmo, cada sala tinha uma "história" por detrás dos chapéus, recontada por cada um deles, conforme a própria individualidade do seu criador.

E o desfile ganhou cores e gargalhadas únicas e sinceras, num ambiente de camaradagem e tranquilidade, onde todo a comunidade educativa se mostrou unida e cúmplice.















No final, Elisabete Moreira, coordenadora da instituição, agradeceu de forma emocionada a todos os que tornaram a festa possível e a abrilhantaram de forma tão empenhada.
Além das suas palavras bonitas a todos dedicadas, também chamou ao "palco" dois grandes amigos da instituição para os brindar também com palavras bonitas e um convite muito especial. E foi desta forma que Maria Luna e Miguel Assis aceitaram ser os padrinhos da próxima Marcha dos Santos Populares da instituição.



O ponto alto desta tarde de festa foi mesmo o tão esperado hastear da bandeira eco-escola, junto ao porão da Quinta da Serralheira.



Obrigada a todos por esta maravilhosa tarde, onde cresci na paz e serenidade, 
ganhando uma nova força e energia.