domingo, 6 de dezembro de 2015

"AO ENCONTRO DOS MEUS LIVRES PENSAMENTOS" , DE JOSÉ CARLOS RODRIGUES

Na última semana deixei-me encantar pelos pensamentos do escritor José Carlos Rodrigues, registados no seu primeiro livro "Ao encontro dos meus livres pensamentos", da Chiado Editora.

Este é um pequeno livro de textos soltos, onde o autor registou, de forma muito sentida e humana, aquilo que pensa sobre vários assuntos, como se tivesse conseguido escrever o que lhe ia na alma e no coração. São textos de prosa poética com diferentes profundidades e tamanhos, escritos a partir de reflexões pessoais cheias de sentimento, reunidos em 85 páginas que o autor dedica ao seu pai.

José Carlos Rodrigues escreve como se falasse, parecendo não ter a preocupação de evitar que o seu sotaque de homem do Norte transpareça nas frases e palavras que utiliza, nem que o discurso surja algo desorganizado, a carecer de uma pontuação mais adequada para uma entoação que favoreça a excelência dos pensamentos. Alguns destes pormenores da sua escrita prejudicam a leitura dos textos, revelando-se essencial que, numa próxima edição do livro, seja feita uma revisão pormenorizada.

Sobre a questão da revisão gostaria de deixar a minha tristeza por haver a possibilidade dos livros saírem para o mercado sem serem revistos com atenção, pois continuo a achar que os livros devem contribuir genuinamente para o enriquecimento literário e linguístico dos leitores.

Gostei muito da forma como José Carlos Rodrigues pensa (e escreve) sobre o amor, os sonhos, a vida, os preconceitos sociais e as dores humanas. Mostra bem a sua integridade e autenticidade de ser humano.

Gostei da capa sóbria e simples, com letras escuras em fundo branco, onde surge uma foto do escritor com ar sereno e calmo (de pensador), muito adequada ao conteúdo do livro. No entanto, penso que o sub-título deveria estar num tipo de letra mais legível ou sem sombreado.

Por fim, gostaria de referir que senti a necessidade de retirar algumas das frases do livro, por as achar especialmente bonitas e motivadoras. (Vou partilhá-las com todos na página de facebook nos próximos dias).

Um agradecimento especial ao autor por me ter enviado a sua obra e por ter confiado em mim para publicar uma opinião sincera sobre a mesma.

Sem comentários :

Enviar um comentário