sexta-feira, 20 de novembro de 2015

UM DESFILE MUITO ESPECIAL NO APPACDM DE SETÚBAL

Parece quase mentira mas já fez hoje uma semana que tive uma tarde fantástica na companhia de crianças e jovens encantadores que transformaram o meu dia (por dentro) cinzento num arco-íris de emoções positivas.

Foi numa festa do APPACDM de Setúbal que tudo aconteceu. O convite surgiu inesperado, abrindo caminho para momentos que encheram a minha alma e alimentaram o meu espírito. Fui com a minha cunhada Maria e a minha filhota Matilde, que também se mostraram (como de costume) uma ótima companhia.
O ambiente era de alegria e contagiou-me de imediato.
As pessoas, atarefadas mas disponíveis, mostravam simpatia e amabilidade, numa cumplicidade de comunidade educativa unida e empenhada.
O espaço da Quinta da Serralheira apresentava-se muito bem estimado, acolhedor e cheio de sinais de que ali se trabalha com e para os alunos. E como gostei de ver todos os cantos e paredes recheados de trabalhos expressivos dos alunos!

Depois de explorar a escola e falar com miúdos e graúdos entusiasmados, fomos para o ginásio, onde tudo estava a postos para a grandioso "Desfile de Chapéus Ecológicos".


O desfile foi organizado por toda a equipa do APPACDM como forma de comemorar terem recebido mais uma bandeira de "ECO-ESCOLA", referente ao trabalho realizado pela instituição, no ano letivo passado, no âmbito deste programa internacional (desenvolvido em Portugal pela ABAE).

A apresentar brilhantemente toda a festa estiveram duas personagens bem conhecidas da TV: Cristina Ferreira e Manuel Luís Gocha. (Que é como quem diz, duas professoras da instituição muito bem caricaturando os apresentadores.)


Estes magníficos apresentadores dinamizaram a festa com muita graça e boa disposição, chamando a desfilar cada uma das salas da instituição, promovendo "jogos de casa" para "dar dinheiro" aos espectadores e entrevistando modelos, estilistas e outras personagens que foram entrando e saindo de cena.

Todos os chapéus presentes no desfile foram construídos pelos alunos com materiais recicláveis, tendo a ajuda dos seus professores e auxiliares. Por isso mesmo, cada sala tinha uma "história" por detrás dos chapéus, recontada por cada um deles, conforme a própria individualidade do seu criador.

E o desfile ganhou cores e gargalhadas únicas e sinceras, num ambiente de camaradagem e tranquilidade, onde todo a comunidade educativa se mostrou unida e cúmplice.















No final, Elisabete Moreira, coordenadora da instituição, agradeceu de forma emocionada a todos os que tornaram a festa possível e a abrilhantaram de forma tão empenhada.
Além das suas palavras bonitas a todos dedicadas, também chamou ao "palco" dois grandes amigos da instituição para os brindar também com palavras bonitas e um convite muito especial. E foi desta forma que Maria Luna e Miguel Assis aceitaram ser os padrinhos da próxima Marcha dos Santos Populares da instituição.



O ponto alto desta tarde de festa foi mesmo o tão esperado hastear da bandeira eco-escola, junto ao porão da Quinta da Serralheira.



Obrigada a todos por esta maravilhosa tarde, onde cresci na paz e serenidade, 
ganhando uma nova força e energia.

1 comentário :