sexta-feira, 27 de novembro de 2015

"O PROTAGONISTA", COM O PALCO13

 

Na quarta-feira assisti pela primeira vez a uma peça do grupo PALCO 13 e fiquei verdadeiramente encantada com tudo: a qualidade e profissionalismo do elenco, a criatividade dos cenários e adereços, a relação próxima com o público, a profundidade do texto, o humor e dinamismo da encenação.

Assisti à peça "O PROTAGONISTA", da autoria de Luís Lobão, no Auditório Fernando Lopes-Graça, em Cascais, num ambiente fantástico de tranquilidade e boa disposição, que se coadunou com a peça excelentemente encenada e interpretada.

Ao entrar no auditório, deparei-me logo com um início de espetáculo diferente e envolvente: o cenário estava montado no centro, com as bancadas à volta do mesmo, e os atores estavam em "palco", circulando de um lado para outro, interpretando já o seu papel. Faziam "de conta" que eram atores e estavam nos bastidores de um teatro, preparando-se para entrar em cena. Esta primeira abordagem suscitou logo em mim imensa curiosidade e vontade de assistir à peça.
O público encheu a sala e, a uma quarta-feira à noite, a lotação estava esgotada, o que só por si já mostra o valor da companhia de teatro e das suas peças, bem como a fidelidade do seu público.

A peça tinha "Dom Quixote" como pano de fundo, sendo a história contada (quase que) em dois planos diferentes. Os atores entravam e saiam de cena, como nuns verdadeiros bastidores, sendo que apenas os figurantes e alguns dos personagens se mantinha no "nosso" palco, aqueles que tinham texto para interpretar. Um dos figurantes, uma figura caricata e intelectualmente distinta, tem como sonho se tornar protagonista numa peça e acaba por ser a figura principal, à volta de qual se desenrola todo o argumento.

Gostei imenso da peça, que teve momentos distintos, despertando em mim diferentes sensações. Emocionei-me com algumas partes e com a interpretação magnífica de alguns atores, ri imenso com o texto, que, sem se tornar brejeiro, incluiu piadas e trocadilhos de provocar gargalhadas bem grandes, encantei-me com todos os elementos do cenário e com o guarda-roupa, muito adequados ao argumento e a cada ator e, à medida que a peça foi decorrendo, deixei-me surpreender com o desenrolar da mesma.

Esta peça, para além de alguns atores do elenco residente, contou ainda com a participação de Custódia Gallego, Luís Barros, Sara Matos, Tiago Retrê, Catarina Lopes, Coio Só, Diogo Fialho e Inês Cunha

"O Protagonista" é mesmo uma peça fantástica, que merece os maiores aplausos de pé.
Em mim, a companhia de teatro ganhou uma nova fã e contarei fazer parte do público que acompanha as suas apresentações.


       

 


Gostaria ainda de referir que esta companhia de teatro em 5 anos de atividade regular, já apresentou 15 textos em várias versões, criando um novo conceito de teatro. É definitivamente uma companhia que marca a diferença e que conseguiu uma nova corrente de público, orientando a sua atividade com recurso a jovens talentos e a artista conceituados do teatro (e televisão) do nosso país, com propostas para todos os escalões etários, procurando fazer da ida ao teatro uma prática regular.

A PALCO 13 tem um elenco maravilhoso. O encenador, Marco Medeiros, conta com Maria João Afonso como dramaturgista/tradutora (com que estabeleci contactos regulares nesta parceria) e com Alfredo Matos como fotógrafo e do elenco residente de atores fazem parte Alexandre Carvalho, Diogo Mesquita, David Ferreira, Maria Camões, Gonçalo Carvalho, Leonor Biscaia, Rita Tristão da Silva, Luís Lobão, Gláucia Noémi e Romeu Vala. Para além destes, tal como aconteceu na peça a que assisti, as peças da companhia têm sempre outros atores convidados.

O PROTAGONISTA
TEASER "O PROTAGONISTA"
Publicado por Palco13 em Domingo, 1 de Novembro de 2015

5 comentários :

  1. Resta acrescentar que a peça O PROTAGONISTA é de autoria de Luís Lobão, um dos actores residentes da companhia.
    E fico muito contente por saber que gostou e que a teremos de novo connosco numa próxima ocasião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Maria João.
      Vou já já adicionar a última informação. Um grande abraço
      Bom fim de semana
      Marisa

      Eliminar
  2. Olá Marisa, só agora vi a sua resposta. E aproveito para a informar de que «O PROTAGONISTA» vai 'virar' filme. Acompanhe no FB, na página criada especialmente para o projecto. Um abraço e votos de Feliz Natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida!
      A sério?
      Que bom. Contem comigo. Vou já espreitar as novidades.
      Beijocas e FELIZ NATAL

      Eliminar