quarta-feira, 14 de outubro de 2015

DESFILE DA COLEÇÃO "MUTANT", DE FILIPE BLANQUET



No passado sábado, dia 10, pelas 21h30, fui assistir ao Desfile de Apresentação da Coleção "Mutant", do estilista Filipe Blanquet, no Cais 3 do Porto de Setúbal.

A passerelle, sabia e criativamente decorada com terra e sal, foi palco de um desfile que contou com a participação de dez manequins, que elegantemente mostraram ao público mais de três dezenas de modelos desenhados pelo estilista setubalense e confecionados com penas, metais e açúcar.
A coleção "Mutant", constituída por lingerie, macacões, vestidos e capas, foi apresentada em três partes, cada uma representando uma fase de mudança na vida pessoal e/ou profissional de cada um de nós: a fantasia ou imaginário (criações em açúcar), maturidade ou materialização (criações em metal) e a espiritualidade (criações em penas).
Cada uma das partes foi precedida por um pequeno vídeo com imagens de algumas peças, enaltecidas por um texto poetico-filosófico sobre as metamorfoses da vida.

O desfile, produzido por José Manuel Santos e pela Câmara Municipal de Setúbal, teve entrada livre e o design de passerelle foi da responsabilidade de Isabel Curto Castan.

Eu gostei bastante de toda a coleção de Filipe Blanquet, a qual achei, ao mesmo tempo, glamourosa, simples e versátil, tendo sentido especial interesse pelas peças de lingerie e pelos vestidos de penas, se bem que a minha predileção tenha recaído sobre o macacão completo em materiais metálicos.

Na minha opinião, a coleção ficou também favorecida pelos penteados e maquilhagens usados e pela beleza e elegância das manequins, que desfilaram com muito profissionalismo e um bom ritmo.

Gostei também bastante do design da passerelle e da simplicidade do espaço do evento, apesar de ser da opinião de que, havendo mais lugares sentados, o público teria conseguido apreciar com maior atenção e prazer toda a coleção.













Filipe Blanquet, considerado o primeiro "sugar stylist" nacional, é natural de Setúbal e tem 32 anos. Estudou Arquitectura de Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, tendo depois se dedicado ao estudo de Cozinha Avançada na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, apaixonando-se desde logo por pastelaria.
Foi da conjugação das duas paixões, o design e a pastelaria, que surgiram, desde 2011, as peças de roupa feitas em tecido e decoradas a pasta de açúcar, que cria por encomenda ou para as suas coleções.
Podem ver-se os seus trabalhos na página "HUMM", de Filipe Blanquet.

Sem comentários :

Enviar um comentário