segunda-feira, 28 de setembro de 2015

"PAPA FRANCISCO: AS LIÇÕES DE LIDERANÇA"

Para além de um livro de ficção, muitas vezes tenho na minha mesa de cabeceira outro (ou outros) de diferentes géneros literários, de forma a ir alternando/diversificando as leituras e, assim, estimulando (discretamente) a memória e a concentração.

No caso da última obra que terminei, oferta gentil das "Edições Sílabo", esta leitura serviu ainda para aprender com uma pessoa que admiro e refletir bastante sobre a sua personalidade e ação junto de todos nós. Falo do Papa Francisco, homem de sábias palavras e de humildes e poderosas ações (e sobre quem já escrevi aqui).

O livro "Papa Francisco: As lições de liderança", de Arménio Rego e Miguel Pina e Cunha, é uma obra muito completa que tem duas vertentes:
Numa, apresenta-nos a pessoa e história de Francisco, levando-nos a compreender a personalidade e o percurso de vida do argentino Jorge Bergoglio, a pessoa mediática que todos conhecemos.
Noutra, leva-nos a refletir sobre a sua humildade e as suas ações enquanto líder da Igreja, de modo a retirar delas 18 lições de liderança, que deverão servir de exemplo para todos os lideres, independentemente da sua área de trabalho.

Tenho de começar por dizer que foi com muito carinho e curiosidade que comecei a ler este livro, o qual me foi oferecido pela editora, minha parceira, logo após o seu lançamento.
É que, desde que conheci o Papa Francisco, aquando da sua nomeação no Vaticano, que me interesso bastante por tudo o que ele faz e diz, que sigo os seus passos e admiro as suas atitudes, que leio as suas palavras e o tenho como exemplo de bondade e ação, sendo que o considero uma pessoa extraordinária.

Quanto ao livro, acho que está muito bem estruturado e organizado, revelando um excelente trabalho de pesquisa dos autores, ambos professores universitários e com experiência profissional em gestão, fornecendo uma bibliografia vasta e diversificada sobre o homem e a sua obra/ação e podendo servir de base a outros estudos/investigações nas duas vertentes exploradas.
É de fácil leitura, com linguagem e vocabulário acessíveis, comporta um conjunto de pistas de trabalho, deixa-nos alguns importantes tópicos de reflexão e é de forma interligada e coesa que nos apresenta as duas vertentes principais abordadas.

Deste livro, consegui retirar um conjunto de pensamentos e valiosas ideias de Francisco, as quais poderei partilhar entre amigos e conhecidos, inspirando os que estão à minha volta. (Podem vê-las no álbum "Frases que marcam" no facebook do blogue)

Além disso, virei aqui deixar um resumo das lições de liderança que extraí do livro, as quais poderão ser compreendidas com a sua leitura atenta e as quais aconselho a todos aqueles que assumem posições em que lideram outras pessoas e/ou empresas.

2 comentários :

  1. Oi boa tarde! Fiquei curiosa com esse livro e ele é extremamente importante p/ meu TCC. Como faço p/ consegui-lo ? A editora não é brasileira né ? Pode me enviar por e-mail priscyllafnunes@gmail.com as informações ? Grata desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha linda!!
      Venho tarde, não é?
      Terei o maior gosto em fazer-lhe chegar o livro.
      Mande-me dados por mail: lunamarisa91@gmail.com

      Beijocas e bom trabalho

      Eliminar