quinta-feira, 9 de julho de 2015

"PONTO ZERO", DE RITA INZAGHI

Há algum tempo que andava a ler a obra "Ponto Zero" em formato digital, que me foi gentilmente oferecida pela própria autora Rita Inzaghi e que se encontrava disponível na minha biblioteca Wook.

Este ebook, editado pela Coolbooks, uma chacela Porto Editora, conta a história de dois irmãos,
Luísa e Miguel, que decidem gozar um ano de férias em Santiago de Compostela com o dinheiro que ganharam num terceiro prémio do Euromilhões.
Luísa, uma jovem em busca de si mesma, acaba de concluir a licenciatura em Cinema e ambiciona escrever um romance, mas deixa de lado os projetos de futuro para se dedicar a emoções fortes, acabando por viver diversas relações amorosas que a vão marcar para sempre.
Miguel, baixista de uma banda grunge, goza o sucesso do seu projeto musical na Galiza multicultural, acabando por acompanhar muitas das aventuras da sua irmã e dos seus amigos.

Não posso dizer que ler este livro de Rita Inzaghi foi uma tarefa fácil.

Para começar, o formato deste ebook, tal como já referi nas opiniões sobre livros da biblioteca Wook, não favoreceu a minha concentração na leitura. Estar constantemente a mudar a página, por serem muito curtas, e detetar alguns erros na sua paginação (frases que se repetem, palavras que foram cortadas...) foram os pontos fracos nesta leitura. Mais uma vez chego à conclusão de que um formato mais semelhante ao pdf (em digital) ou, claro, o tradicional em papel trariam imensas vantagens à obra.

Para além disso, a história começa por parecer simples e leve, mas acaba por se ir revelando muito mais profunda e elaborada do decorrer da mesma, o que exige que o leitor se prenda logo desde o início, para que consiga compreender as relações entre as personagens e possa acompanhar o seu evoluir.

No entanto, quero dizer que gostei da escrita de Rita Inzaghi, que considerei muito cativante e envolvente, rica em diálogos e descrições simples de lugares e ações, moderna e cheia de vivacidade.

A história é dinâmica e enérgica, estando sempre a acontecer algo de novo e envolvendo muitas e diversificadas personagens, todas elas bastante poderosas do ponto de vista físico e emocional, apesar de nem sempre bem exploradas e caracterizadas.

O enredo é muito atual, inclui algumas problemáticas e desafios dos jovens de hoje (como drogas ou desemprego) e fala sobre a forma como vivem o amor e a amizade, a sexualidade, os estudos e o trabalho, o lazer e a cultura.

Apesar de falar sobre temáticas fortes e de incluir algumas "cenas" mais duras, penso que esta será uma boa leitura a recomendar a jovens a partir dos 15 anos, mas que se pode destinar a leitores de qualquer idade.

Gostaria ainda de referir que este livro nos transporta bem até Santiago de Compostela, quase servindo de guia turístico, dando-nos a conhecer o seu património histórico e cultural, as tradições, os espaços e as vivências do povo.

Este livro, juntamente com alguns outros, foi falado nesta reportagem da SIC, aquando do lançamento da Coolbooks:

 

Sem comentários :

Enviar um comentário