sexta-feira, 17 de julho de 2015

DEFINIR OBJETIVOS PARA CONSEGUIR LÁ CHEGAR

Foi através da aula online "O Poder do Foco", da qual falei AQUI, que "conheci" o Pedro Vieira e me deixei contagiar pelas suas ideias e formas de encarar a vida e a felicidade. Por isso, é com agrado que recebo no meu mail correspondência da "Life Training" com algumas das suas dicas.

Hoje deixo aqui alguns apontamentos que consegui tirar de um pequeno vídeo sobre "Definir intenções" que recebi na semana passada e que são muito úteis quando queremos mesmo alcançar algo na nossa vida, seja um objetivo simples e a curto prazo, seja algo mais demorado e elaborado.
E aplica-se a todos os tipos de metas e sonhos, assente na ideia do positivismo e no "acreditar que somos capazes", que é um dos lemas que costumo ensinar aos meus filhos e alunos.

Como definir intenções/objetivos?

Sempre que queremos alcançar alguma meta ou focalizar a nossa atenção numa intenção, devemos fazê-lo de forma positiva dizendo a nós mesmos que vamos conseguir.

Quando dizemos a nós mesmos e ao mundo...

EU QUERO ....

EU VOU FAZER ....

Estamos a dizê-lo ao nosso sistema neurológico que acredita nestas frases e as dá como reais, levando o inconsciente a filtrar as informações e estímulos do exterior em função delas, fazendo reparar e prestar atenção ao que vai satisfazê-las e criando comportamentos a elas adequados.

Se, pelo contrário, nos centrarmos em frases que revelem o que NÃO queremos e as repetimos para nós mesmos, o nosso cérebro, apesar de, mais tarde, acabar por tornar inconsciente o nosso real desejo, primeiro memoriza a intenção negada, dificultando a focalização e a fluidez das energias.

No entanto, há quem tenha dificuldade em dizer/registar o que quer e saiba melhor o que não quer, mas, tendo consciência desta necessidade de focar a atenção em pensamentos positivos e objetivos, podemos sempre partir do que já sabemos e estabelecer através delas novas intenções.
Com isto, estamos a transferir a atenção do que não queremos para o que queremos.

Outra atitude que facilita a memorização das boas intenções/objetivos e, consequentemente, abre caminho a que consigamos alcançá-los é a visualização dessa intenção no futuro.
Ou seja, imaginarmos como tudo será quando atingirmos o objetivo, visualizando o maior número de detalhes e pormenores, construindo uma imagem que apele a todos os sentidos.
Com isto, estaremos a instalar uma memória no nosso subconsciente, a qual, quanto mais real e detalhada for, melhor nos ajudará a focalizar a atenção e as energias e, logo, contribuirá bastante para que a intenção se concretize.

Parece um exercício difícil de se fazer no dia a dia, mas a verdade é que é uma questão de hábito e de perseverança, colocando os nossos pensamentos ao serviço das ações que nos fazem felizes.


Sem comentários :

Enviar um comentário