sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

BROAS COM CEVADA, LINHAÇA E NOZ

Desde que descobri esta receita que passei a ser eu a fazer as famosas broas castelares no Natal. Este ano não foi exceção.
No entanto, para comemorar a chegada no Ano Novo, já não fiz as mesmas broas, mas sim uma variante minha, na qual substitui a farinha de milho por uma mistura de farinha de cevada e de linhaça e acrescentei nozes às amêndoas.
As broas ficaram mais escuras e tive dificuldade em perceber, pela cor, quando estavam prontas para sair do forno, mas estavam igualmente saborosas.
Acho que, no próximo ano, farei das 2 para diversificar a mesa de Natal.

BROAS COM CEVADA, LINHAÇA E NOZ
(variante desta receita de Broas Castelares)

Ingredientes:
- 650 gr de batata doce
- 500 gr de açúcar
- 300 gr de farinha de trigo
- 150 gr de mistura de farinhas (cevada e linhaça)
- 100 gr de amêndoas inteiras sem pele
- 50 gr de miolo de noz
- 100 gr de mel
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de leite
- 1 casca de laranja

Modo de Preparação:
-  Deitar as amêndoas, as nozes e a casca de laranja no copo da Bimby e programar 1 min., aumentando progressivamente a velocidade até à Vel.9. Retirar e reservar a mistura.
- Lavar as batatas doces, cortá-la ao meiuo e cozê-las a vapor, usando 600 gr de água, durante 40 min., à Vel. 3, Temp. Varoma.
- Retirar a pele às batatas doces e colocá-las de novo no copo da Bimby, juntando o açúcar. Cozinhar durante 8 min., na Vel. 3, Temp. Varoma. Deixar arrefecer.
- Juntar ao preparado o mel, a clara do ovo, as farinhas e a mistura das amêndoas e nozes e triturar durante 1 min., aumentando progressivamente a velocidade até à Vel.9.
- Mexer com a espátula e repetir durante mais 1 minuto.
- Untar um tabuleiro com margarina e farinha (e/ou usar papel vegetal) e aquecer o forno a 200.ºC.
- Moldar a massa em forma de broas, pincelá-las com a mistura do leite e da gema do ovo e colocar no forno à mesma temperatura até estarem cozidas e douradinhas. (Eu uso 2 colheres de sopa para fazer a forma da broa).


3 comentários :