quarta-feira, 15 de outubro de 2014

"VIAJANTES"

Durante o fim de semana andei a tentar recuperar energias depois de uma semana muito cansativa em todos os aspetos (físico, intelectual e emocional). Dormi mais, fiz tudo com mais calma, saboreei a companhia da malta cá de casa, relaxei, li...
E existe melhor companhia literária num fim de semana destes do que a poesia?
Acho que não...
Por isso, rendi-me completamente ao livro "Viajantes", que me foi oferecido pela editora Livros de Ontem e que andava para ler já há umas semanas.

"Viajantes" não é só um livro de poemas, é um caminho mágico pelas ruas e caminhos de Lisboa.

Esta obra junta a poesia de Daniel Costa-Lourenço e de Bruno Torrão com a fotografia de Marta Cruz, numa harmonia de palavras, sons e imagens que nos contam histórias de amor, de caminhos, de momentos, de sentimentos diversos.

Gosto muito de poesia e há muito que não lia nenhum livro deste género, mas valeu bem a pena dedicar-me ao "Viajantes".
Sem se tornarem cansativas nem demasiado eruditas, as poesias de Daniel Costa-Lourenço e de Bruno Torrão são de uma qualidade extraordinária e conseguiram mesmo levar-me a pensar em Lisboa e a "ver" cenários de encontros e desencontros em vários locais da capital, que tanto adoro e admiro.

Os dois poetas escrevem de modo diferente, mas igualmente envolvente.
Identifiquei-me mais com a forma de escrever de Bruno Torrão, talvez por ser mais semelhante à que uso quando, humilde e cautelosamente, arrisco a tentar poetisar.

Também gostei muito da forma como as fotografias de Marta Cruz deram cor aos poemas, parecendo prepositamente tiradas para os ilustrar.

1 comentário :

  1. Cara Marisa,

    Muito obrigado pela sua crítica. Foi um prazer tê-la connosco no lançamento desta obra e é, igualmente, um prazer ler a sua opinião sobre a mesma.

    Livros de Ontem

    ResponderEliminar