sábado, 4 de outubro de 2014

O BLOG COMO COMPANHEIRO DE SALA DE AULA

Foi no ano letivo 2005-2006 que comecei a utilizar um blog como forma de promover a relação escola-família, através da partilha do que acontecia em sala de aula.
Na altura, estava com uma turma de 1.ºano, em Palmela, e posso dizer que foi uma primeira experiência muito boa. ("A nossa escolinha", para sempre recordar!)

No ano seguinte, tive de mudar de escola e abraçar uma nova comunidade.
Recebi então uma turma de 4.ºano, com crianças pouco motivadas, experiências de aprendizagem muito diversificadas e uma forte necessidade de encontrar um elemento de união.
Também criei um blog e tive oportunidade de ensinar a turma a trabalhar com ele, fazendo muitas das atualizações em sala de aula, já que tínhamos computadores e internet. Eles adoraram e, mesmo depois de acabar o ano, continuaram a usar o blog "A turma divertida" para comunicar.


Entre 2007 e 2010 vivi uma aventura fantástica no mundo dos blogues com a "Turma dos golfinhos", numa experiência que valeu por tudo: entusiasmo dos alunos, participação dos pais, envolvimento da comunidade, impacto no meio...
Foi realmente fantástico coordenar este espaço e ter os pais sempre a acompanhar. Fiquei com motivação para não parar de acreditar nesta ferramenta.


Mais uma mudança de escola, tal como o meu (grande) patrão gosta, e deixei o meu grupo (apenas com o 4.ºano por fazer), seguindo para a Moita.
Tive de me readaptar: nova comunidade, gentes diferentes, menos condições em sala de aula, desafios constantes a aparecer e uma necessidade enorme de realização e de aproximação com o grupo que (na altura) não era exatamente aquele que queria...
Mas conquistei o meu espaço e criei com a turma um cantinho muito especial: o dos "Reguilas Toureiros da Moita".
Foram 4 anos de aventuras, com muitas mudanças à mistura, mas o blog esteve sempre lá para dar um empurrão quando o entusiasmo arrefecia.


E cheguei a 2014-2015 já sem conseguir sobreviver sem blog de turma.
Como é possível tornar-se sempre um desafio e já uma necessidade, se é um acréscimo de trabalho (muitas vezes) tão grande?
É possível e até essencial...  porque abre portas, porque mostra aos pais o que fazemos e como tudo acontece em sala de aula (e na escola), porque mostra que estamos todos do mesmo lado e que não há segredos nem truques, porque motiva os alunos a dar o seu melhor para ser publicado e aplaudido... porque continuo a acreditar.
E surge um novo blog para uma nova turma (http://turmae2-moita1.blogspot.pt/).
Ainda está sem nome, mas já traz muita esperança e a confiança de ter de novo uma equipa que inclui todos os que querem que estas 26 maravilhosas crianças de 1.ºano tenham uma caminhada feliz e de muitos sucessos.

Parece mesmo que já não consigo viver sem este companheiro de sala de aula!

1 comentário :