segunda-feira, 21 de julho de 2014

SEMENTES E CEREAIS 1

Já disse aqui algumas vezes que ando a investir um pouco na descoberta de novos alimentos para introduzir nas minhas refeições. Não pretendo nada de extraordinário; apenas melhorar a minha alimentação e, com isso, influenciar os meus e ir mudando os hábitos cá por casa.

E é, sem dúvida, no mundo dos cereais e das sementes que tenho de procurar melhor!
Por isso, à medida que faço as minhas descobertas, vou deixar aqui algumas conclusões a que chego e também imagens da forma como os vou consumindo.
Será que tem interesse?
Para mim, tem!!
FLOCOS DE AVEIA


Comecei a comprar flocos de aveia a peso e tenho-os guardados numa caixa hermética.
A aveia vende-se em flocos, em farelo e em farinha, sendo que a forma mais fácil de a usar é substituir a farinha de trigo nas receitas normais por esta última. 
Os flocos são bons para a alimentação porque resultam de grãos que foram prensados e conservam os nutrienetes. A quantidade diária recomendada é de 2/3 colheres de sopa de flocos por dia, sendo que, no caso de crianças da idade dos meus filhos, o ideal será 1 colher. Estas quantidades podem ser usados numa só refeição, usando-se os flocos, por exemplo, para polvilhar saladas, iogurtes e fruta. Também podem ser usados na confeção de pães e bolos, em sumos e batidos ou em papas.

A aveia é ótima para o nosso organismo porque é muito rica em cálcio, ferro, vitaminas B e E e proteínas, bem como um conjunto de fibras que nos trazem muitos benefícios: facilta a digestão, regula o funcionamento intestinal, controla a pressão arterial, diminui o mau colestrol, controla a quantidade de açúcar no sangue, diminui a produção de gorduras prejudiciais e a sua absorção pelo organismo e estimula a renovação celular.
Além disso, como é de digestão lenta, faz-nos sentir cheios, aumentando a sensação de saciedade por mais tempo.

No entanto, é importante que tenhamos uma boa ingestão de água, para que os nossos intestinos possam trabalhar bem na digestão da aveia que, consumida em excesso, pode provocar a sensação de ventre inchado, algum desconforto intestinal e gases.
 

Lanche do dia: iogurte de pêssego, maçã e 2 colheres de flocos de aveia

3 comentários :

  1. Já não como aveia à imenso tempo , mas é muito boa :)
    http://diariocatlover.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro flocos de aveia, é tãoooo bom! E acompanhado com fruta... Nada melhor! :)

    ResponderEliminar