sexta-feira, 25 de julho de 2014

"A RUIVA" NO PROJETO ADAMASTOR

Na semana passada o Projecto Adamastor publicou mais um livro digital: "A Ruiva", de Filho de Almeida. (disponível gratuitamente aqui).
Fiquei muito orgulhosa quando o vi publicado e prontinho para download porque acho muito importante que os clássicos da literatura sejam valorizados e cheguem a todos os portugueses e também porque colaborei na revisão deste livro, o que senti como uma honra e, ao mesmo tempo, um prazer.


"A Ruiva" conta a história e os amores de Carolina, uma rapariga humilde mas perversa,
filha de um coveiro de Lisboa e leva-nos até cenários e cenas impressionantes e, ao mesmo tempo, decandentes, carregadas de surpresas e descrições muito realistas e algo bizarras.

Apesar dos preconceitos e tabus da época, Carolina conhece o mundo da sexualidade bem cedo, valendo-se dos defuntos que são preparados para a última morada, dentre os quais escolhe os mais belos e jovens. Isto acontece até ao momento em que conhece João e se apaixona por ele, começando uma nova fase da sua vida, também ela com características muito peculiares.

Posso dizer que, no geral, achei o livro surpreendente quase da primeira à última página. Não gostei especialmente da história, mas achei-a muito rica em detalhes e de um simbolismo provocador e chocante (decadentismo), exibindo uma sociedade algo negra e deprimente do século XIX.

Aconselho a leitura e a exploração da página do Projecto Adamastor.

Sem comentários :

Enviar um comentário