domingo, 22 de dezembro de 2013

OS ENSINAMENTOS DO AFONSO

O Afonso é uma criança linda que frequenta o 2.ºano numa das escolas do agrupamento em que trabalho.
Segundo a sua professora, o Afonso é alegre, bem-disposto, educado, inteligente, trabalhador...
Para mim, é uma criança e, logo, sinónimo de felicidade e esperança.
No entanto, o Afonso está a passar por uma prova de vida muito, muito dura e precisa da ajuda de todos para a superar... é que ele é um herói e vai mesmo conseguir vencer!

E é assim que a página "Os Ensinamentos do Afonso" 
nos conta a sua história:

"Em finais de Junho de 2011, quando se preparavam para o nascimento do João Maria, os pais do Afonso tiveram a pior notícia das suas vidas, o Afonso, com 4 anos, tinha um tumor cerebral. Por momentos o mundo desabou, mas era preciso lutar, encontrar uma resposta, arranjar forças.
Internado no Hospital Dona Estefânia, foi operado uma semana depois, em Junho de 2011. Chegou o resultado da biópsia (Meduloblastoma PNET IV, Muito grave). Foram de imediato encaminhados para o IPO.
O Afonso fez 33 sessões de radioterapia, sem anestesia, foi um herói, elogiado por toda a equipa médica, fez ainda 4 ciclos de quimioterapia, internado e isolado. Cada ciclo de 3 semanas com auto transplante de medula óssea.
Durante vinte meses esteve em remissão, o Afonso fazia uma vida normal, frequentava a escola com os colegas, participava nas brincadeiras. Numa consulta de rotina, quando nada o fazia prever, em 25 de Outubro, uma ressonância, identificou uma recidiva.
O diagnóstico é devastador, o tumor é ainda maior, localizado perto do anterior, e mais infiltrado, os médicos não arriscam operar com receio de graves lesões cerebrais.
Neste momento, o Afonso já fez mais um protocolo de 2 sessões de quimioterapia, onde fez o primeiro ciclo de 3 dias internado no IPO. Está a ser acompanhado pelo Homeopata Dr. Nuno Oliveira e na Medicine Integrative pelo Dr. Nuno Nina.
O Afonso é um lutador e dá-nos coragem todos os dias, adora legos e surf.
Uma das hipóteses de tratamento é receber vacinas de células denditricas na Alemanha, o que deverá acontecer o mais rapidamente possivel, mas para isso o Afonso e os pais precisam da nossa ajuda.
Para que o Afonso continue a sorrir, precisamos da sua ajuda!
"

Um desenho do Afonso para nos desejar um Feliz Natal (retirado da sua página)

E eu só posso dizer: vamos ajudar!

1 comentário :