terça-feira, 13 de agosto de 2013

FESTAS DO REDONDO 2013

Em 2009 descobri as festas "Ruas Floridas", no Redondo e desde aí que as visitamos sempre.
Estas festas decorrem na vila de 2 em 2 anos e juntam vizinhos numa missão comum: embelezar a sua rua com flores de papel, segundo um tema escolhido. E assim, de momentos de civismo e de cooperativismo, resulta a magnífica beleza das decorações de cerca de 40 ruas (em 2013), suscitando em nós sentimentos de alegria e de esperança e fazendo deste evento uma saída (quase que) obrigatória no mês de agosto. Este ano a festa das "Ruas Floridas" decorreu entre 3 e 11 de agosto e nós visitámo-la em família na passada quinta-feira:









Estas festas realizaram-se pela primeira vez em 1838, segundo mostram alguns registos locais e o património oral. Entre os anos 40 do século XX e 1976 não foram realizadas, mas nessa altura um grupo de jovens resolveu juntar-se e recuperá-las, rentabilizando os conhecimentos dos mais velhos na arte de trabalhar o papel e desenvolvendo diversas ações para angariar fundos para as realizar. Decorreram durante uns anos e voltaram a "perder-se" quando foi instituída a tradição de eleger a melhor rua, voltando a ser realizadas a partir de 1994 já com iniciativa da Câmara Municipal do Redondo.
Pesquisando um pouco mais sobre a realização das festas, descobri que a preparação das ruas começa por volta de novembro/dezembro, com a reunião de todos os moradores de cada rua para decidir o tema, que fica no "segredo dos deuses" até ao início da montagem da decoração. Durante os meses seguintes, muitos vizinhos se reúnem diariamante para dar vida à sua ideia, usando muitos e diversos tipos de papéis, que usam com criatividade e arte.

Sem comentários :

Enviar um comentário