sábado, 14 de julho de 2012

AS NOSSAS GATAS

Cá em casa temos alguns animais domésticos:
- 3 peixinhos cor de laranja (de água doce);
- 1 tartaruga (se chegou há 5 anos com 5 cm de carapaça e já vai com 11);
- 1 tarantula (que o Simão recebeu no seu aniversário)
- 2 gatas (de 4 e 2 anos).

As nossas gatas são as minhas amigas (declaradamente) não racionais e gosto muito da sua companhia. Têm um triplex na nossa varanda que dá para as traseiras do prédio, com as suas casinhas e o WC, cada uma com suas tigelas da água e da comiga, onde há espaços com sol e com sobre e onde passam a maior parte do tempo.
Contudo, também gosto de tê-las mais perto e, sempre que posso, deixo-as vaguear pela casa, intercalando sestas nos cantos preferidos com explorações e momentos em que pedem mimos.



A nossa primeira gata é a Rosinha e tem 4 anos.
Achámo-la na rua quando era bebezinha e trouxemo-la para casa muito magrinha e com ar adoentado. Digamos que salvámos a vida e ela tem "agradecido" com a sua presença (quase) sempre mansa e dócil, com ronronares deliciosos e muita companhia. Vive connosco desde setembro de 2008.
A Rosinha é magra, elegante e brincalhona. Tem umas cores lindas e umas poses descontraídas e muito tranquilas. Os seus olhos verdes são penetrantes e muito mais transparentes do que os de alguns irmãos. Gosta que lhe  deem banho com água morna e que lhe limpem os ouvidos,, mas não deixa cortar as unhas. (Deve querer pintá-las!)
Adora o Simão. Adora esfregar-se nas roupas dele e do pai, o seu lugar preferido é a cama do rapaz e adora comida de lata (sem ser paté) e os restos das nossas carnes e peixes. Adora mimos atrás das orelhas e nas costas e deixa que lhe peguem ao colo.
Gosta muito de brincar com moscas, jogar ao berlinde e andar atrás de um fio.
Já nos pregou um grande susto, há 2 anos atrás, quando decidiu fugir da varanda, que corresponde a um 2.ºandar) e andar desaparecida 10 dias. Tivemos de lhe montar uma "armadilha".



A nossa segunda gata chama-se Isla e tem 2 anos. Nasceu em Isla Canela e, por isso, dizemos que fala espanhol.
Adotámo-la quando uma amiga precisava de lhe encontrar um novo dono. Tinha, então, 1 ano e vive connosco desde junho de 2011. No início não foi muito bem recebida pela Rosinha, mas neste momento têm uma relação muito engraçada, pois parecem 2 crianças a brincar (e a brigar também!).
Ora é uma quem protege, ora a outra. Ora é uma a dona e senhora dos espaços, ora a outra. Uma vezes lambem-se e brincam, noutras lutam e arranham-se (sem ser nada de grave).
A Isla é linda e parece um lince. Tem um pelo muito macio e grande, é robusta e com ar selvagem, apesar de muito mansa. É mais solitária, mas também adora mimos. Gosta muito de festas na barriga e no pescoço. Tem uns olhos tentadores.
Deixa cortar as unhas, não gosta especialmente de limpar os ouvidos e nem pensar em dar-lhe banho.
Adaptou-se bem à nossa casa e família, apesar de ter estranhado no prmeiro mês.
Adora brincar com bolas e novelos de lã e ajuda a amiga a andar atrás das moscas e de borboletas. Ah, também gosta de "admirar" as andorinhas que passam os meses quentes na nossa varanda.

Sem comentários :

Enviar um comentário