segunda-feira, 9 de abril de 2012

AS REFEIÇÕES

Há uns tempos que tinha colocado de lado o meu gosto por cozinhar, que tem sido uma coisa que vai e vem assim sem eu dar conta do porquê.
No entanto, algo despertou de novo em mim a vontade de preparar as refeições, que desta vez veio para ficar (parece-me a mim!) e que me fez entender porque estava a fazê-lo mais por obrigação do que por prazer.

Sou organizada por natureza, mas descobri que há algo que não fazia e que dá um jeitão na cozinha: uma EMENTA SEMANAL!

Desde que casei (há quase 11 anos) que planeava as refeições com 1/2 dias de antecedência... quando comprava a carne e o peixe não pensava no que ia fazer com eles... tinha sempre os ingredientes em casa e conseguia sempre colocar comidas diferentes na mesa, porque sei as bases e gosto de inventar o resto. Foi resultando até me cansar de cozinhar... primeiro era para nós os 2, depois para 2 e um bebé, depois para 3 e 1 bebé, depois para 4... sempre eu, sempre a ter de decidir o que fazer.

Há 4 semanas que faço diferente e já noto muito mais o prazer em cozinhar a voltar. Aprendi com alguns dos sites da minha lista (que descobri por acaso na net) a utilidade da EMENTA SEMANAL e agora não passo sem ela. Parece simples, não é? Se calhar para a maioria das pessoas é um dado-adquirido. Mas para mim tem feito toda a diferença e agradeço muito às blogueiras que me inspiraram por me devolverem o prazer da cozinha!!! A elas e à Bimby que há 2 anos que é o meu braço direito e onde faço quase tudo.
Ah!!! E também passei a anotar no papel o que tenho na arca congeladora, em vez de tê-lo apenas na cabeça!!! LOLOLL

Ora aqui fica a minha ementa semanal até sábado!

Segunda:
Caldo de legumes (já congelado)
Robalos assados no forno com batatas

Terça:
Costeletas de porco grelhadas, com arroz e esparregado

Quarta:
Sopa de canóglios
Marmota cozida com batatas

Quinta:
Creme de abóbora
Esparguete à Bolonhesa

Sexta:
Medalhões de pescada gratinados, com puré de batata e cenoura

Sábado:
Almoço: Sopa de canóglios e Tarte de legumes com ovos
Jantar: Strogonof de vitela com arroz de ervilhas

Sem comentários :

Enviar um comentário